CENTRAL DE VENDAS:
Whats App

TIM LIVE | planostimlive.com.br

Lembra quando sua internet era conectada pela linha do seu telefone? Terrível, não? Aquela lentidão, o som do modem conectando, e tudo tão caro!

Hoje estamos bem melhor, e provavelmente você está usando seu wifi para acessar esse conteúdo. Então, que tal aprender um pouco mais sobre essa tecnologia fantástica e tirar algumas dúvidas sobre sua conexão? Neste artigo, você saberá muito mais sobre o wifi e como melhorar ainda mais a potência do seu.

Ah, mas uma dica: se você quer banda larga com alta velocidade de conexão, conte com a TIM Live: é a internet rápida como você nunca viu inclusive pelo wifi!

O que é wifi?

Wifi é a tecnologia sem fio mais comum e popular para transmissão de dados a distância. Ela permite enviar e receber arquivos, fotos, mensagens, vídeos e textos por ondas de rádio a curtas e grandes distâncias por meio de roteadores e outros dispositivos, que você também vai conhecer aqui.

Mas qual o significado de wifi? Não é exatamente uma abreviatura de termos técnicos. Na verdade, é apenas um termo substituto mais interessante para o nome do protocolo 802.11, o primeiro protocolo de transmissão de dados, inventado na década de 90 após muitos estudos dos cientistas da época.

As pessoas que inventaram o nome wifi queriam fazer um trocadilho com o termo High Fi, ou seja, Alta Fidelidade: termo técnico utilizado para a tecnologia de áudio de alta qualidade.

Como funciona a internet wifi?

A internet wifi funciona por meio de ondas de rádio que transmitem dados entre o seu roteador (a sua fonte de wi-fi, que na TIM você recebe de graça com seu plano TIM Live) e o seu dispositivo ou receptor: computador, tablet e celular.

Essas frequências de rádio são medidas em Gigaherts! Isso significa que, em um segundo (um hert) são transmitidas na escala de bilhões de ondas de rádio entre seu roteador e seu computador!

Atualmente, as frequências dos roteadores operam na faixa de 2,4 ou 5 Gigaherts por segundo, fazendo com que os dados sejam transmitidos extremamente rápido.

Como veremos aqui mesmo nessa matéria, a internet wifi funciona por meio do modem, que codifica e decodifica informações analógicas em digitais, e pelo roteador, que organiza e leva esse sinal para cada um dos aparelhos conectados em sua casa.

Porque preciso de senha para conectar no wifi?

Quando você se conecta à internet, todas as informações que deseja acessar são divididas em códigos digitais compostos de 0 e 1 (os chamados códigos binários). Quando você acessa o wi-fi, esse código binário é transformado em ondas de rádio que trafegam pelo roteador e que, depois, voltam a ser códigos binários nos aparelhos. Portanto, a informação que você transmite ou recebe é dividida em pacotes de dados de códigos binários, trafega pelos roteadores e é "remontada" em outro dispositivo.

Imagine se alguém pudesse "interceptar" esses dados em algum lugar no qual as ondas estão trafegando e remontar os dados sem você saber? Seria um problema e tanto, principalmente se você está enviando informações importantes ou sensíveis.  

É por isso que é preciso de senha para conectar no wifi. É uma segurança de que só as pessoas permitidas possam acessar o que está trafegando pelas ondas de rádio.  

O que é Repetidor Wifi?

O repetidor wifi é uma tecnologia desenvolvida para corrigir ou ao menos melhorar um dos problemas mais comuns da internet wi-fi: a lentidão ou perda de sinal.

Apesar dos muitos avanços (principalmente em roteadores de 5 Gigaherts), a internet wifi é sempre transmitida por ondas de rádio e, por isso mesmo, sempre será suscetível a interferências externas que podem bloquear o sinal ou deixá-lo muito mais lento.

Essas interferências podem ser qualquer coisa que esteja fisicamente entre seu roteador e seu aparelho conectado. Ou seja: paredes, portas de madeira, vasos de plantas, aquários...

É por isso que recomenda-se sempre que o roteador seja instalado ou no centro da casa, ou no cômodo onde a internet será mais utilizada ou, do contrário, o sinal ficará fraco nas partes mais externas da casa. Mas quando isso não é possível, muitas pessoas recorrem a um repetidor wifi.

O repetidor de wifi serve para captar o seu sinal de wifi e repetir a mesma frequência de onda para outros locais pela casa. É como se ele espelhasse o sinal!

Uma dica: se você precisar instalar um repetidor de wifi em casa, lembre-se de posicioná-lo onde o sinal ainda é forte. Do contrário, o repetidor não conseguirá receber wifi para repetir sua frequência.

O que é Amplificador Wifi?

Amplificador wifi é diferente do repetidor de wifi: em vez de apenas repetir o sinal de rádio em outros pontos da casa, o amplificador normalmente é instalado junto à antena do seu modem wifi para realmente aumentar o alcance do sinal principal.

Além disso, o amplificador wifi pode ser bidirecional: ele tanto aumenta a amplitude do sinal para receber dados dos dispositivos quanto para enviar, garantindo uma boa velocidade para upload e download na sua conexão com a internet.

O que é Roteador Wifi?

Muita gente confunde modem com roteador wifi. Essa confusão se deve principalmente às evoluções tecnológicas atuais, que são capazes de unir modem e roteador wifi em um único aparelho. Entretanto, não são a mesma coisa.

A função do roteador wifi é bem simples: ele identifica quando um computador, smartphone ou tablet se conecta à rede e define uma "rota" para cada aparelho conectado enviar e receber os dado. Depois disso, o roteador organiza como os dados vão trafegar por essa rota, criando caminhos por outros dispositivos e consequentemente, a rede da sua casa.  

Apesar de estarmos explicando tudo isso, lembre-se: quando você adquire o plano de internet banda larga fibra da TIM Live, não é preciso comprar roteador! Ele já vem na instalação e garantimos: é um dos melhores que você vai conhecer e com certeza fará com que sua internet seja a mais rápida do Brasil.

O que é Adaptador Wifi?

Nem todo mundo sabe o que é adaptador wifi. Afinal, muitos aparelhos como notebooks, smartphones e computadores all-in-one já possuem esse adaptador wifi em forma de placa de rede sem fio funcionando em seu sistema.

Entretanto, alguns computadores de mesa (desktop) não possuem um adaptador wifi instalado de fábrica.

Se esse é o seu caso e você não deseja utilizar a conexão banda larga a cabo de seu plano, conte com um adaptador externo.

O adaptador wifi é como uma placa de rede sem fio na forma de um pendrive. É só conectar na porta USB do seu desktop e instalar o seu drive.

A instalação do drive do adaptador wifi é simples: você pode procurar o drive dele pelo site do fabricante ou utilizar o CD de instalação que já vem com o aparelho.

Qual a diferença entre amplificador, roteador, repetidor e adaptador wifi?

Repetidor wifi: é um dispositivo conectado à rede elétrica que capta o sinal do wifi e repete sua frequência para mais cômodos da casa, como se fosse um espelho. Ele é uma opção para casas pequenas que possuem um roteador mal posicionado ou com muita interferência, e deve ser instalado perto de onde o sinal wifi ainda é bom.

Amplificador wifi: serve para ampliar o sinal do wifi a partir da própria antena do seu aparelho. Ele é capaz de aumentar a amplitude do sinal tanto de saída quanto de entrada, permitindo uploads e downloads mais eficientes.

Roteador wifi: é o aparelho responsável por conectar vários dispositivos à internet ao mesmo tempo. Isso é possível porque ele cria uma “rota” (como o nome já sugere) para o wifi chegar a cada aparelho, além de organizar essa transmissão de dados à distância. Ele pode vir junto ao modem (nos aparelhos mais modernos) ou ser instalado depois. O importante é que, sem roteador, não há como existir internet wifi!

Adaptador wifi: é uma placa de rede sem fio, normalmente no formato de um pendrive, que se conecta a uma porta USB para permitir que computadores desktop possam acessar a rede wifi. Notebooks, smartphones e computadores all-in-one não precisam desse adaptador, pois já vem com a placa de rede sem fio de fábrica.

Para que serve uma antena wifi?

Para os aparelhos que não possuem wifi integrado como os desktops mais antigos, ou para aqueles notebooks cuja antena wifi interna tenha estragado ou queimado, além do adaptador é recomendável comprar e instalar uma antena wifi!

A antena wifi já vem com um adaptador: basta rosquear a antena no adaptador wifi e inserir no seu computador.

Quais os tipos de modem wifi?

Um modem wifi é um dispositivo que conecta seu computador à rede da TIM Live, por exemplo.  

Como o nome já sugere, o modem é responsável por modular as informações enviadas pelo computador para que possa ser enviada via linha telefônica. Para fazer isso, ele transforma os sinais analógicos (de rádio do wifi) em digitais (códigos binários) e vice-versa, permitindo a transmissão de dados pela sua linha telefônica em qualquer tipo de conexão.

Existem diversos tipos de modem, e um deles é o modem wifi. Confira os mais comuns:

1. Modem ADSL

2. Cable modem

3. Modem com wifi

Ah, muito importante: se você quer uma conexão wifi, ter um modem não basta. É importante ter também um roteador embutido (como o modem com wifi) ou externo, em outro dispositivo. Como explicamos, é o roteador (e não o modem) que organiza a conexão de diversos aparelhos ao mesmo tempo.

Como posso encontrar wifi grátis?

Você está na rua, seu pacote de dados 4G acabou e precisa urgentemente de uma conexão com a internet? Sem problemas: hoje em dia, muitos pontos de diversas cidades do país oferecem wifi grátis e público para sua população. Além disso, há aplicativos para celular que conseguem encontrar wifis públicos ou compartilhados, abertos abertos e disponíveis.

Ah, um aviso importante: esses aplicativos não são ilegais, não invadem modems e não coisa de hackers. Na verdade, eles só encontram wifis grátis públicos ou compartilhados com a permissão dos usuários, isto é, que aceitaram abrir sua rede para outras pessoas. Formam uma espécie de comunidade!  

Conheça alguns aplicativos para encontrar wifi grátis:

Instabridge

Wi-Fi Finder

Mandic MagiC

Free Zone  

WiFi Map

Como funcionam as impressoras wifi?

As impressoras wifi são indispensáveis para quem deseja imprimir textos e imagens a partir de smartphones, tablets e notebooks que estejam muito distantes e que, portanto, não possuem acesso ao cabo USB comum das impressoras cabeadas.

Por isso mesmo, uma impressora wifi funciona da mesma maneira que uma impressora comum, com a diferença de que ela já possui um adaptador wifi instalado de fábrica em seu hardware. É assim que ela consegue se conectar à rede e receber os dados vindos de seu roteador, para então transformar os sinais analógicos (de rádio) em digitais. Essa informação digital é traduzida em pixels e, depois, em pigmentos que vão ser impressos na sua folha de papel.  

Como funciona o mouse wifi?

O mouse wifi é um mouse sem fio como também são os infravermelhos (que emitem uma luz vermelha de sua ponta), mas sua principal vantagem em relação a este último é não precisar estar perto do computador ou notebook para funcionar perfeitamente.

O mouse wifi funciona em duas partes: internamente, ele possui um transmissor wifi e externamente, um receptor que se conecta ao seu computador por uma porta USB e costuma ter a aparência de um pendrive.

Enquanto o usuário utiliza o mouse wifi, seu receptor grava seus movimentos e cliques para depois enviar ao receptor em forma de sinal wifi. Então, o receptor decodifica os dados e envia os comandos para o computador.

Como funciona a camera wifi?

Você sabia que o wifi pode ajudar até na segurança da sua casa? Isso pode ser feito pela câmera wifi de segurança, com a qual você consegue vigiar a sua casa quando estiver fora dela até pelo celular.

A câmera wifi funciona como a maioria dos sistemas que usam esse tipo de transmissão de dados: você só precisa de um computador com acesso à internet via wifi e um roteador. Basta conectar a câmera ao sinal wifi de sua casa e começar a vigiar.  A partir desse momento, sua câmera ganha uma espécie de endereço na internet (daí o nome IP) com login e senha exclusivos, pelos quais você conseguirá ver suas imagens em qualquer navegador.  

A internet TIM tem wifi?

Sim, a internet TIM tem wifi! Além da opção de acessar a internet na velocidade da luz com a nossa fibra ótica, você recebe na instalação o roteador Wi-Fi N gratuitamente para se conectar com rapidez, maior alcance de sinal e ainda mais segurança.

E para conexões acima de 300 Megas, você recebe no lugar o Power Wi-Fi com ainda mais capacidade de transmissão de dados. Assim a sua velocidade de conexão permanece excelente.

Ah, mas lembrando: pelas próprias características da tecnologia, a conexão wifi nunca será tão eficiente e rápida quanto a cabeada. Nesse sentido, a internet banda larga TIM Live via fibra ótica ainda é disparado a conexão mais rápida do Brasil.

Como descobrir a velocidade do meu wifi?

Existem muitas maneiras de descobrir a velocidade do seu wifi: se estiver em seu computador, você pode acessar o site da Brasil Banda Larga, que é o site da Entidade Aferidora de Qualidade da conexão banda larga no país.

Por lá, você descobre a velocidade de conexão tanto fixa quanto móvel, para celulares. Existe um teste gratuito para você descobrir a velocidade do seu wifi! É simples, prático e você descobre em minutos.

Além disso, você também pode baixar o aplicativo da Brasil Banda Larga e ter uma leitura da velocidade do seu wifi pelo smartphone.